Início do fim para os lixões em Alagoas

O prefeito Fernando Sérgio Lira Neto, esteve presente nesta segunda-feira (08/05/2017) na solenidade de entrega do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS, realizada na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA. A mesa foi presidida por Hugo Wanderley, presidente da AMA, contando com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, de um representante do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Rocha, do diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, do secretário da Fazenda, George Santoro, do secretário do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, do presidente do IMA, Gustavo Lopes e do promotor do Ministério Público, Geraldo Magela.

O PIGIRS apresenta a situação dos resíduos sólidos nos municípios alagoanos e busca delinear um planejamento mais aplicado a realidade local. Esse trabalho é resultado de uma ação conjunta entre a AMA, sete consórcios municipais e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tendo como resultado o avanço da política nacional de resíduos sólidos (Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto 2010), anunciando o fim dos lixões em 26 municípios. O Estado de Alagoas ao longo dos últimos anos, vem trilhando um caminho na busca pela consolidação de suas políticas públicas para a gestão dos resíduos sólidos. Essa busca além de adequar o Estado à política nacional de resíduos sólidos, visa mover o desenvolvimento sustentável.

Informações e fotos Ana Monteiro

Edição de Texto Ricardo Soutinho