Maragogi sedia o I Encontro de Apoio à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiças – (CAOP), do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizou na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Hotel Salinas, o I Encontro de Apoio à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O objetivo do evento foi discutir e analisar a realidade da Região Norte de Alagoas, a fim de encontrar alternativas viáveis para a assistência adequada àquele público.

O Diretor do CAOP, o promotor José Antônio Malta Marques, ressaltou os problemas detectados em relação à criança e ao adolescente no período em que passou a coordenar a Região Norte. “Na época, já me afligia a necessidade urgente de se criar casas de acolhimento, onde possamos colocar as nossas crianças e adolescentes”. O promotor falou ainda que é de extrema importância a parceria do Ministério Público com os gestores municipais.

O prefeito e anfitrião Fernando Sérgio Lira ficou bastante satisfeito com a iniciativa do Ministério Público em dar ênfase a um assunto de extrema relevância para a nossa região. “Quero que, a partir de hoje, nós avancemos em relação à proteção às crianças e aos adolescentes, vamos também investir em creches e escolas integrais, para que todos os jovens tenham seu tempo preenchido com atividades lúdicas e educativas. Porque, quem ama, cuida”, finalizou.

O promotor de Justiça, Ubirajara Ramos, ministrou uma palestra sobre o Plano Municipal de Acolhimento, com o tema “Rede de Proteção”, que visa à articulação e à integração de instituições e instâncias do poder público na aplicação de mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Participaram da solenidade, promotores de justiça da região, secretários municipais, conselheiros tutelares, vereadores, prefeitos, o deputado estadual Cícero Cavalcante, representantes da Polícia Militar e integrantes de programas sociais relacionados a crianças e adolescentes.

Texto: Letícia Magalhães e Suênia Ramos