Piscinas naturais de Ponta de Mangue são oficialmente liberadas para visitação

A partir desta terça-feira, 13, as piscinas naturais da praia de Ponta de Mangue, o point mais badalado dos últimos verões em Maragogi, estão oficialmente liberadas para visitação. Devidamente sinalizadas e com fiscalização permanente a partir de agora.

O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do engajamento de todos os órgãos responsáveis para que as Zonas de Visitação pudessem de fato alavancar o turismo sustentável de base comunitária, em que os moradores locais serão os condutores das embarcações.

“Sem o apoio imprescindível da Marinha, do ICMBio e da Polícia Militar seria inviável propiciar aos visitantes um passeio inesquecível com conforto, qualidade, segurança e sem descuidar da proteção e equilíbrio do frágil ecossistema marinho”, disse Gabriel.

Um total de 60 embarcações (30 por dia, revezando-se) estão concessionadas a realizar o passeio às piscinas denominadas de Prainha do Norte, Prainha do Meio e Prainha do Sul. O número máximo de visitantes é de 180 por dia.

Gabriel salienta que as lanchas têm um prazo de 180 dias para se adaptar, mas vão ter que ser substituídas por jangadas, posteriormente. Os catamarãs estão proibidos no local.

“Cotamos com o empenho pessoal do prefeito Sérgio Lira, que por diversas vezes foi a Brasília pleitear junto à Presidência do ICMBio a abertura das Zonas de Visitação, antes mesmo da conclusão da revisão do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais”, disse o secretário.

Post Author: Jose Valdemar