Povoado de São Bento é aposta de Maragogi como novo produto turístico da cidade

Início Povoado de São Bento é aposta de Maragogi como novo produto turístico da cidade

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Povoado de São Bento é aposta de Maragogi como novo produto turístico da cidade

São Bento se estrutura para ser um produto turístico completo, agregando valor a tradicionais roteiros já praticados no povoado Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a cidade de Maragogi continua fortalecida enquanto destino turístico no Estado de Alagoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, […]

02/03/2022 17h08 Atualizado há 2 anos atrás

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a cidade de Maragogi continua fortalecida enquanto destino turístico no Estado de Alagoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, iniciou um trabalho de planejamento do turismo no Povoado de São Bento, um dos distritos mais ricos de tradição popular e atrativos naturais do município. A ação visa promover o povoado como um produto completo, oferecendo um roteiro que perpassa diversos segmentos do turismo da localidade.

O trabalho da equipe está sendo realizado em três etapas. Na primeira, foi feito um diagnóstico de todos os atrativos turísticos de São Bento, com seus pontos fortes e fracos; na segunda etapa, será feita toda a estruturação do turismo no distrito, através de um desenvolvimento participativo e cooperado, além da qualificação profissional de todos os atores envolvidos no processo; e por último, a realização de campanhas de promoção do povoado como o produto turístico São Bento. Toda a execução do planejamento e reestruturação está acontecendo em paralelo com as atividades turísticas já realizadas no povoado.

Produto Turístico Povoado de São Bento

São Bento está localizado ao sul do município de Maragogi, na divisa com o município vizinho de Japaratinga. A praia é um cenário para os passeios de buggy, caminhadas e banhos nas águas quentes e calmas do mar. Entretanto, as suas atividades turísticas e de lazer vão além do Turismo de Sol e Mar, muito característico de toda a cidade. O povoado oferece opções de turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico e artístico, que podem agradar todo tipo de turista vindo de todos os cantos do país.

Os pontos de visitação mais procurados e que formarão o roteiro deste novo produto turístico são: as associações já conhecidas do povoado, o Mosteiro de São Bento, as Crôas de São Bento, os restaurantes locais, as fábricas de bolinhos de goma, o tradicional Festival da Mariscada, a foz do Rio Salgado, com a pequena Igrejinha que compõe o cenário, além de outros atrativos.

A promoção de tais manifestações culturais tem o intuito de manter viva a riqueza cultural de Maragogi e poderá atrair um público-alvo que deseja um turismo de experiência focado em todos os segmentos turísticos. No roteiro, o turista vai poder vivenciar o processo para a produção da mariscada, como também, entender os caminhos iniciais desse povo, ao visitar as ruínas do Mosteiro de São Bento, além das outras opções. Tudo poderá ser feito em um dia de atividade no distrito, com toda segurança e ordenamento turístico que será oferecido.

Decretos

Como parte já desse processo de reestruturação do turismo da região, a prefeitura publicou os decretos de nº 08 e 09 de 2021. O primeiro, limita o número de passeios de buggy na cidade, e o segundo, autoriza a emissão de permissão para os passeios às Crôas de São Bento. Os dois decretos iniciam de forma oficial o ordenamento das atividades turísticas na região, que vinha sendo feito sem qualquer tipo de controle por parte do poder público. As medidas adotadas foram, a saber:

Passeios de Buggy em São Bento – fica autorizada a emissão de 20 permissões destinadas à Associação dos Bugueiros de São Bento, que serão emitidas pela Superintendência Municipal de Transporte e de Trânsito (SMTT). O ponto inicial de saída dos veículos será o Distrito de São Bento.

Passeio às Crôas de São Bento – serão emitidas 60 permissões, destinadas ao passeio, saindo do Distrito de São Bento em direção à Crôa de São Bento. Os passeios serão feitos de forma alternada, sendo 30 por dia, e a Secretaria de Meio Ambiente ficará responsável por conduzir o rodízio, aplicando penalidades caso seja necessário. Ainda segundo o decreto, tal permissão se destina exclusivamente aos jangadeiros do Povoado de São Bento, e cada um só poderá transportar seis pessoas por vez, portando, também, a pulseira-bilhete.