Prefeitos da região norte inauguram Casa de Acolhimento em Maragogi

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (16), a primeira Casa de Acolhimento Regionalizada para crianças vítimas de abuso sexual, violência doméstica e demais situações desestruturadas em caráter familiar.

A Casa de Acolhimento, localizado no Povoado de Peroba, em Maragogi, terá espaço para receber meninos e meninas de todos os municípios do Litoral Norte. As crianças que lá estiverem, serão acompanhadas por profissionais de saúde, como psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Para a concretização do projeto, os gestores municipais firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se responsabilizando pela implantação, divisão de despesas e pelo recurso humano, oferecido a essas crianças.

“Esse é um momento ímpar e o Ministério Público se sente honrado porque sabe que, em parceria, está levando benefícios para a sociedade. Aqui serão recebidas crianças totalmente abandonadas, fragilizadas. O espaço é uma ferramenta importante para garantir os direitos de seres tão indefesos e totalmente necessitados de acolhimento”, declara o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

O coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, do MPE/Al, o promotor de Justiça Ubirajara Ramos, falou da importância de se ter uma casa de acolhimento na região. “Sinto-me feliz enquanto promotor da Infância e da Juventude e posso dizer que estamos sempre vigilantes nas buscas desses direitos para que possamos garanti-los a crianças e adolescentes, principalmente os que estão ameaçados”, diz o promotor.

Para o prefeito Sérgio Lira, e mais 11 prefeitos envolvidos nesse projeto, é mais um avanço alcançado na luta contra os maus tratos a crianças. Em nome dos demais prefeitos, Sérgio Lira garantiu que a casa de acolhimento terá toda a estrutura necessária, inclusive com a disponibilidade de profissionais. “Enfim, inauguramos a Casa de Acolhimento, que é a primeira de Alagoas. Garanto ao Ministério Público que durante minha gestão terá todo o suporte necessário”, ressaltou o prefeito que, emocionado, agradeceu a todos pela honra de o espaço levar o nome da sua genitora, Elza Lira. “Vou cuidar como se fosse a minha própria casa”, concluiu.

A promotora de Justiça, Francisca Paula, reforçou o discurso do promotor Ubirajara, tratando a inauguração da Casa como uma vitória. “A luta foi grande, mas vencemos. Na verdade, realizamos um sonho antigo com o apoio dos prefeitos que cumpriram efetivamente com o compromisso assumido junto ao Ministério Público. As crianças se sentirão protegidas aqui. Lembremos da passagem bíblica que diz: tufo aquilo que fizeres ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazes. Por fim, quero pedir o empenho dos prefeitos para que dê certo”, afirma a promotora.

O evento contou com a presença de prefeitos da região, secretários municipais, conselheiros tutelares, assistentes sociais e da sociedade civil organizada. A Guarda Municipal deu suporte no trânsito e na segurança e ficará, a partir de segunda-feira (21), responsável pela vigilância do local.

Representando, também, o Ministério Público estiveram os promotores de Justiça, Tácito Yuri, e Lucas Sachsida que com os outros colegas promotores de Justiça da região, Jorge Luiz Bezerra da Silva, Francisca Paula de Jesus Lobo Nobre Santana, Lídia Malta Prata Lima e Thiago Chacon Delgado, tiveram os nomes assentados na placa.

Texto: Suênia Ramos

Post Author: Jose Valdemar