Prefeitura busca a aquisição do Selo UNICEF para Maragogi

Nesta terça-feira, 19, foi realizada uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para explanação das ações necessárias para aquisição do Selo UNICEF pelo município de Maragogi, que foi considerado apto para participar da Edição 2017-2020. O encontro foi promovido pela articuladora no município, a vice-prefeita Isabella Laranjeiras, e contou com as presenças do mobilizador dos jovens e adolescentes, Netinho Lyra; do prefeito Sérgio Lira; além de outros membros da comissão municipal (representantes da Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e do palestrante Welington Vasconcelos.

“Cada Secretaria confeccionará seu plano de ação”, explicou Isabella Laranjeiras, enquanto fazia uma apresentação da metodologia adotada pelo Selo. “Depois juntaremos todos e faremos uma junção, transformando num só plano.”

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

“O Selo pode ser usado como estratégia pelo município”, disse o palestrante. “A fim de mudar a sua realidade, para melhorar a qualidade de vida. Do ponto de vista econômico e da diminuição do quadro de violência. Mas, para isso, é necessária a contribuição de cada um.”

O Selo UNICEF busca contribuir diretamente com os seguintes objetivos: Erradicação da pobreza – Saúde e bem-estar – Educação de qualidade – Igualdade de gênero – Redução das desigualdades – Paz, justiça e instituições fortes – Parcerias em prol das metas.

O prefeito Sérgio Lira falou da importância do Selo para o município, e disse que Maragogi já atende a algumas normas. “Instituí a Coordenação da Juventude exatamente para provocar boas ações entre os adolescentes. E os jovens da Coordenação têm cumprido muito bem sua função.”

Por isso a escolha do nome de um jovem para mobilizador, pois ele tem papel primordial para a conquista do Selo. O mobilizador de adolescentes e jovens é um agente público que ficará responsável por apoiar os integrantes do núcleo de Cidadania dos Adolescentes, articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da adolescência, identificando, mobilizando e estimulando adolescentes para a criação de núcleos onde esta iniciativa ainda não tenha sido desenvolvida, além de dialogar com as redes, movimentos e grupos de adolescentes e jovens do município.