Prefeitura de Maragogi realiza cerimônia de lançamento do Selo Unicef 2017-2020

Na manhã desta quinta-feira (10), aconteceu, na Quadra Poliesportiva José Jorge de Farias Sales, o lançamento do Selo UNICEF Edição 2017-2020, em Maragogi. No evento, foram apresentadas novas estratégias e ações conjuntas que deverão ser desenvolvidas para melhorar a vida de crianças e adolescentes no município.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parcerias com os municípios do Semiárido e da Amazônia, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

A articuladora municipal, a vice-prefeita Isabella Laranjeiras, falou da importância do Selo para o município. “É uma conquista do povo, porque fortalece a cidadania e aumenta o poder de estima de toda família”.

O mobilizador municipal de adolescentes e jovens, Netinho Lyra, ficará responsável por apoiar os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), articulando suas ações com as diversas instituições no município que desenvolvam atividades na área da adolescência, estimulando adolescentes para a criação de núcleos, além de dialogar com as redes, movimentos e grupos de adolescentes e jovens do município.

“O NUCA vem para agregar e possibilitar maior incidência dos jovens nas políticas públicas do município, já que eles devem avaliar, cobrar, sugerir e cuidar da cidade”, disse o mobilizador municipal.

O prefeito Sérgio Lira enfatizou o compromisso de melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município, com ações voltadas para o bem-estar social.

“O Selo Unicef é uma certificação internacional, com o objetivo de mobilizar a sociedade”, observou o prefeito. “Demos os primeiros passos para implantar essa experiência aqui no município, e conseguimos avanços significativos.”

O evento contou ainda com uma apresentação cultural do Projeto Tocante, do Resort Salinas do Maragogi.

Participaram do lançamento o secretário de Educação, João Macêdo; o secretário de Assistência Social, Enildes Barbosa; a secretária do Trabalho e primeira-dama, Márcia Fidélis; o assessor técnico municipal na área da Criança e Adolescente, Welington Vasconcelos, e membros do Executivo Municipal.

Texto: Letícia Magalhães

Post Author: Jose Valdemar