Prefeitura festeja Semana da Criança com eventos em todo o município

A prefeitura de Maragogi encerrou, na tarde desta quinta-feira, 12, os festejos relacionados à Semana da Criança, com um evento especial na orla marítima da cidade. As atrações foram diversas e atraentes. Cerca de seiscentas crianças puderam assistir a uma peça temática apresentada por um grupo de teatro profissional, participar de gincanas, comer muita pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e tomar muito refrigerante. Destaque, mais uma vez, para a participação da equipe de professores da escola municipal de Peroba, que fez dinâmica com a garotada, e se superou.

Além disso, a Saneape, empresa que executa o serviço de limpeza pública no município, instalou uma oficina exclusivamente para ensinar as crianças a montar brinquedos a partir de materiais recicláveis, e trouxe artista para pintar caricaturas das crianças, dando prioridade às da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). “A prefeitura está de parabéns”, disse Wilson Júnior, presidente da empresa. “Estamos sempre formando parceria, e hoje não poderíamos ficar de fora. É um momento especial porque se trata de um evento que envolve gente que é o futuro do país.”

As comemorações começaram semana passada, pela zona rural, tendo como ponto de partida o Assentamento Massangana, onde mais de cem crianças receberam a caravana da alegria, e encerramento no Assentamento Junco. A programação foi promovida pela prefeitura de Maragogi, com iniciativa de uma equipe de peso encabeçada pela primeira dama, D. Márcia Fidelis.

“A iniciativa foi da prefeitura, mas os eventos foram patrocinados por empresários, vereadores e amigos”, esclareceu a primeira-dama. “Iniciamos pela zona rural porque as crianças dali são esquecidas. Decidimos por compartilhar felicidade àquelas crianças. Mas por todos os lugares por onde passamos, a princesa Frozen e sua trupe foram quase reverenciadas.”

A primeira-dama participou de todos os eventos, devidamente caracterizada de princesa Frozen, enquanto os outros membros da equipe acompanharam-na travestidos de outras personagens do imaginário infantil. D. Márcia fez questão de ir a todas as localidades, entregar pessoalmente os presentes e receber um abraço apertado ou um beijo da criançada. Ela planejou um calendário e realizou uma verdadeira maratona para levar alegria às crianças de todo o município. No total, foram distribuídos mais de mil brinquedos somente na zona rural. “Tudo perfeito!”, disse Sharllene Roberta, moradora de uma das áreas visitadas, a Rua do Cemitério. “Parabéns, primeira-dama, eu sei o quanto a senhora se esforçou! Estou muito orgulhosa da senhora.”

“Nunca houve um evento como este no município”, desabafou, emocionada, D. Márcia. “Considero uma revolução. Maragogi estava precisando de um olhar voltado para esse lado mais humano, para as crianças, para os especiais. Essa gestão está mostrando esse diferencial. Está tendo esse zelo. Estou muito feliz. Todos os assentamentos, todos os pais nos receberam muito bem.” E prometeu que ano que vem será ainda melhor. “Mais crianças receberão mais brinquedos.” Finaliza agradecendo a Deus. “Que cada um possa contribuir. Que cada um de nós seja uma gotinha nesta vida. No final de tudo, é isso que vale a pena.”

Depoimentos de dois membros da equipe organizadora

“Quando um governo lança um desafio desse tipo, e uma equipe é formada, tem os que dão a cara à tapa; os afoitos; os que ficam torcendo para dê errado; e principalmente os que agem no anonimato. E são exatamente esses que sabem o quanto é difícil atingir um objetivo. As dificuldade, as articulações. Claro que todos que se empenharam merecem menção honrosa. Mas o mérito mesmo é da primeira-dama. Com humildade e sem querer ser estrela, preocupada apenas com o sentimento de cada criança, garantiu um pouco de felicidade a muitas crianças de Maragogi.” (Arlete Almeida)

“Primeiro, fiquei muito lisonjeado de ter sido convidado para fazer parte dessa equipe. Daí sentamos e fizemos uma relação de quem podia nos ajudar. E corremos atrás, para que o evento tivesse total êxito. Entre outras coisas, ganhamos, de um empresário, o parque que instalamos no Deda Paes, em Barra Grande e no Maruim, em São Bento. Os festejos infantis em Maragogi foram um sucesso. Mas vamos nos reunir para fazer uma análise e reparar alguns erros, se for o caso, para que no próximo ano seja tudo muito mais organizado. Foi nosso primeiro ano e aprendemos É muito gratificante participar de um evento como esse, por levar brincadeiras e felicidade para esses seres especiais, que são as crianças.” (Jhonny Lira)