Prefeitura promove lançamento do Projeto Orla de Maragogi

A prefeitura de Maragogi, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Coordenação Estadual do Projeto Orla, representada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU/AL) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), promoveu, nesta segunda-feira (09), o lançamento do Projeto Orla de Maragogi. A cerimônia foi realizada no auditório do Hotel Praia Dourada.

O projeto tem como objetivo o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e socioeconômica, com ampla articulação entre as três esferas de governo e sociedade e no compartilhamento da gestão dos espaços de domínio da União.

Após adesão a esta iniciativa, que é dos Ministérios do Planejamento e Meio Ambiente, a prefeitura realizou reuniões sensibilizadoras com moradores, comerciantes, entre outros. O objetivo desses encontros foi prepará-los para a fase seguinte que é a realização de oficinas, que ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de abril no auditório da Coopeagro, situado às margens da Rod. AL 101 Norte.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Lessa, o Projeto Orla é uma ferramenta que é elaborada de uma forma participativa e é por meio dessas oficinas que a metodologia do projeto é passada para a população.

O professor PhD Lindemberg Medeiros de Araújo proferiu a palestra sobre “Turismo Sustentável para Maragogi”. No discurso, destacou as belezas naturais do município e a importância da participação da sociedade no projeto.

Também presente no evento, o prefeito Sérgio Lira enfatizou o compromisso com os processos sustentáveis que deve percorrer os ambientes costeiros, marinhos, recursos hídricos e as suas estruturas vivas, sejam elas aquáticas ou terrestres, bem como resíduos sólidos, infraestrutura sanitária, abastecimento de água potável de qualidade, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.

O encerramento do evento contou com uma grande apresentação cultural do grupo Samba de Matuto de Maragogi.

Participaram da cerimônia de abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos; o superintendente substituto do Patrimônio da União em Alagoas, Mário Gama; a representante da SEMARH, Ana Matilde Moura; além de representantes da gestão municipal.

Texto: Letícia Magalhães

Post Author: Jose Valdemar