Profissionais de Saúde recebem capacitação sobre hanseníase

Auxiliares e técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde participaram, nesta quarta-feira (31), de uma capacitação sobre a hanseníase. As palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde fazem parte das ações desenvolvidas dentro da ‘Campanha Janeiro Roxo’, que tem como foco a conscientização e o debate sobre a doença.

O objetivo foi habilitar os profissionais de saúde para a identificação, conhecimento, orientação adequada à população e atualização de suas experiências sobre a hanseníase em prol do combate e controle da doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Maria José Oliveira, a capacitação é uma forma de intensificar o diagnóstico da doença nas unidades básicas de saúde. “Buscamos realizar atividades para que cada vez mais os profissionais de saúde estejam aptos a identificar a enfermidade”, disse ela.

Cerca de 50 profissionais participaram da capacitação realizada na Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro). A palestra foi ministrada pela enfermeira Ana Luíza.

A hanseníase é uma doença infecciosa e transmissível, acusada pela bactéria Mycobacterium Leprae. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. O tratamento é gratuito e está disponível nas Unidades de Saúde.

Texto: Letícia Magalhães