Sede da APAE em Maragogi é inaugurada

Foi inaugurada, nesta sexta-feira (29), a primeira sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Maragogi. O espaço fica localizado na Rua Luiz Holanda, número 53, no centro da cidade.

A APAE atende a crianças, jovens e adultos com deficiência, priorizando a educação inclusiva e a saúde de cada um deles. A APAE Maragogi conta com uma equipe de profissionais especializados, que, juntos, farão um trabalho completo e eficaz para cada situação específica. A equipe é formada por fisioterapeuta, psicóloga, psiquiatra, neurologista, assistente social, fonoaudióloga e enfermeira.

O Deputado Estadual e presidente da APAE/AL, Leo Loureiro, festejou, junto com todos os presentes, e falou da importância dessa inauguração para o município. “A vinda da APAE para Maragogi trará o fortalecimento dos direitos da pessoa com deficiência e o prefeito Sérgio Lira vem com essa sensibilidade, dando força e trabalhando para que a gente possa cada vez mais evoluir. Tenho certeza que esse é o nosso ponta pé inicial para a mudança e um futuro melhor para essas famílias.”

A presidente da APAE de Maragogi, Tayná Donato, estava radiante e muito emocionada ao ver a concretização de um lugar, que, segundo ela, é um ambiente não só de cuidados, mas de amor e muita solidariedade. “Aqui na APAE, já estamos atendendo a 80 crianças, desde a semana passada, mas a nossa meta é atender ainda a muito mais. Nossos especialistas estão atendendo cada caso de maneira específica e única. Estamos abertos a firmar parcerias, contamos com a ajuda de cada um para que assim possamos realizar um sonho do prefeito Sérgio Lira em abrir um Centro Especializado para crianças com Microcefalia”, ressaltou Tayná.

Mas a luta maior pela conquista dessa iniciativa partiu da primeira-dama do município, D. Márcia Fidelis, uma veterana do movimento apaiano. Em parceria com Federação das APAEs do Estado de Alagoas, prefeitura de Maragogi e outros parceiros da iniciativa privada, tornou essa ação uma realidade. O município de Maragogi não contava com esse serviço voltado para pessoas com necessidades especiais até então.

Estiveram presentes na solenidade, as autoridades locais, como secretários e vereadores do município, além da participação das crianças especiais da APAE Maceió. O prefeito Sérgio Lira também se fez presente, acompanhado da vice-prefeita, Isabella Laranjeiras.

Texto: Letícia Magalhães e Suênia Ramos