XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Seminário para o PMIA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) e a Comissão do Programa Prefeito Amigo da Criança promoveram, nesta quinta-feira (22), na Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e o Seminário de Mobilização para Elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMIA).

A XI Conferência teve como objetivo debater, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maragogi, e teve como base cinco eixos: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; a prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; o orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes.

O seminário de mobilização para elaboração do PMIA visa a garantia absoluta da prioridade à criança e ao adolescente no planejamento e na execução das políticas públicas municipais. A existência de um plano dessa estrutura pontua na avaliação do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação ABRINQ, que avalia os quatro anos de administração dos prefeitos que concorrem ao prêmio.

“Essa é uma ótima oportunidade para que ações articuladas entre governo e sociedade civil sejam de fato consolidadas em nosso município”, disse o procurador-geral do município, Wagner Lira, que representou o prefeito Sérgio Lira no evento.

Vale ressaltar que o evento contou com a apresentação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social, Enildes Barbosa, ressaltou que a realização da XI conferência e do seminário para o PMIA é de suma importância para toda a sociedade, e demonstrou pontos fundamentais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Após a solenidade, a assistente social, Bia Calado, fez a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência.

O evento contou com a presença dos secretários municipais Ítalo Joseph e João Macêdo; do mobilizador de Adolescentes e Jovens, Netinho Lyra; do professor de Karatê Flávio Barros que falou das conquistas dos usuários do SCFV de Maragogi; e das crianças e adolescentes do município.