Início Carnaval de Maragogi supera expectativas e se consolida como um dos maiores do litoral norte de Alagoas

De acordo com dados da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), a taxa de ocupação ficou acima de 98%. Mais uma vez, a cidade se consolidou como um dos destinos mais procurados para o Carnaval, com praias e pontos turísticos lotados nos seis dias de folia.

16/02/2024 10h00 Atualizado há 2 meses atrás

Em seis dias de folia, o Carnaval de Maragogi movimentou foliões de diversas regiões do Brasil e do mundo, divididos entre os tradicionais blocos dos povoados de São Bento, Peroba e Barra Grande. Ao todo, 49 blocos passaram pela cidade, com muita música carnavalesca, ritmos, marchinhas e muita alegria.

“Estávamos com boas expectativas para o Carnaval 2024, sobretudo, no quesito economia. Durante os dias de festejos, muitos postos de trabalho foram criados, e, com isso, a economia girou, trazendo renda e bem-estar para a nossa população. A ocupação da nossa rede hoteleira foi muito boa, o que significa um ganho para a nossa cidade, que é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Carnaval deste ano. Certamente, com o acolhimento e o nosso cuidado em fazer um Carnaval seguro e de todos, os nossos turistas conseguiram vivenciar toda a cultura e a alegria de passar esses dias em nosso paraíso”, declarou o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira.

Entre os tradicionais blocos que passaram pela cidade estão o Bangalelê, que arrastou uma multidão na segunda-feira de Carnaval, o Bloco da Educação, o Bloco das Laranjeiras, o Topado com o Fio, o Grota na Folia, o Carinha de Anjo, o Bloco Fixxa na Folia, o Amigos do Ralfe e Amigos do Alisson, o Maragotama e os estreantes deste ano, o Maragogi ON e Vem com o Murilinho. A prefeitura disponibilizou os trios elétricos para os blocos e todo o apoio para que pudessem fazer a alegria dos foliões.

Durante os dias do festejo de momo, foram lançadas as campanhas “Carnaval é Mara, Assédio Não”, da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, com o intuito de
combater o assédio e a importunação no Carnaval, além da campanha “Criança feliz, Infância livre”, que trouxe uma proposta de combate ao trabalho infantil na cidade.

Balanço dos serviços municipais no Carnaval 2024:

Mobilidade

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), por sua vez, montou uma operação de segurança viária para os dias de folia, com, por exemplo, a interdição dos principais pontos de circulação de foliões, blocos, entre outros, além de disponibilizar todo o seu efetivo de agentes e orientadores de trânsito para auxiliar no deslocamento seguro das pessoas que aproveitaram as festas na cidade.

Forças de segurança

A Guarda Civil Municipal de Maragogi agiu com todo o seu efetivo em postos estratégicos, com a utilização de motos, viaturas e quadriciclos durante todo o evento. A Polícia Militar de Alagoas, através do 6º BPM, e o Corpo de Bombeiros, através do 2º GBM, atuaram juntos ao município para trazer segurança e bem-estar ao folião que curtiram os dias de Carnaval em Maragogi.

Ordenamento

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano atuou no cadastro e na fiscalização dos ambulantes durante esse período, coibindo a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, além de promover campanhas para utilização e troca de embalagens plásticas e de fácil manuseio ao invés de recipientes de vidro no período carnavalesco, a fim de diminuir as ocorrências de acidentes com estes materiais cortantes.

Saúde

Com um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população, a Secretaria de Saúde atuou ao longo dos seis dias de folia, disponibilizando materiais educativos, testes rápidos, ambulância do SAMU e muito mais.

Limpeza

A Saneape implementou um abrangente esquema de limpeza para o período carnavalesco em Maragogi. O plano incluiu a realização de intensas operações de limpeza na orla após cada desfile de bloco, assegurando a manutenção da higiene e preservação ambiental. Além disso, a empresa manteve os demais povoados de Maragogi igualmente limpos, contribuindo para um ambiente agradável e preservando a beleza natural da região durante as festividades do Carnaval.