Início Maragogi realiza 1ª Maratona de Xadrez

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

15/12/2022 8h00 Atualizado há 1 ano atrás

Com o incentivo da Prefeitura de Maragogi e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, foi realizada a 1ª Maratona de Xadrez em todos os ritmos. O evento aconteceu entre os dias 8 e 11, em diversos pontos turísticos do município. A maratona contou com 20 partidas, distribuída entre os ritmos rápido, clássico e blitz.

A secretária da pasta, Katja Becker, ressaltou o preparo técnico dos participantes e a importância da realização de competições como essa no município. “O xadrez é uma ótima ferramenta que estimula e ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais. Aqui, na 1ª Maratona realizada, além de jogar xadrez, os participantes puderam desfrutar dos nossos principais cartões-postais e suas belezas. É uma iniciativa muito boa para a nossa cidade e inédito no xadrez em todo Brasil”, completou. Ela ainda ainda agradeceu as secretarias parceiras, a Federação Alagoana de Xadrez e demais parceiros e apoiadores.

Estiveram presentes na competição alguns mestres da modalidade, como o mestre da Federal Internacional de Xadrez, Paulo Jatobá, o campeão brasileiro do ritmo Blitz, Jayme Mirada e demais participantes. O vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos, também esteve presente e prestigiou o evento. Os enxadristas vencedores receberam medalhas e premiações em dinheiro que somaram R$ 2.500,00.

A competição – a maratona contou com sete rodadas em ritmo rápido, o Open Rápido, seis rodadas no ritmo clássico, o campeonato alagoano absoluto, o mais importante do estado e sete no ritmo blitz, o Open Blitz. As partidas foram espalhadas em vários pontos turísticos da cidade, como: Caminho de Moisés; Mosteiro de São Bento, com um belíssimo pôr de sol e nascer da lua, ao som da Orquestra Evaristo Lindoso, no intervalo das rodadas; na orla de São Bento, em cima de jangadas, mostrando o trabalho das marisqueiras; nas Piscinas Naturais, com as partidas acontecendo em um catamarã; nas Mulheres de Fibra; na Cachoeira e no caminho da Trilha do Visgueiro. Abaixo, segue a classificação geral da I Maratona de Xadrez:

Classificação

Ritmo Rápido