Início Maragogi realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Maragogi realiza 3ª Conferência Municipal de Cultura

O evento tem como objetivo o debate e a construção coletiva de ideias para a formulação de políticas públicas que fortaleçam a cultura da nossa cidade.

28/09/2023 13h05 Atualizado há 5 meses atrás

Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria de Cultura realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, na sede da pasta, localizada na orla da cidade. Com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, o evento tem como objetivo o debate e a construção coletiva de ideias para a formulação de políticas públicas que fortaleçam a cultura da nossa cidade.

A conferência deste ano é dividida em seis eixos temáticos norteadores dos debates sobre o desenvolvimento do aspecto cultural. São eles: “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória”; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; Economia criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e, por fim, Direito às Artes e Linguagens Digitais”.

Após a abertura do evento, leitura e aprovação do Regimento Interno, a conferência seguiu com as palestras, painéis e grupos de trabalhos sobre os eixos temáticos. Concluídas as deliberações, houve a votação dos delegados municipais que irão participar da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Alagoas, para levar as propostas definidas na 3ª CMC de Maragogi.

“Para mim, é uma grata surpresa a quantidade de pessoas participantes. Na busca pela democratização da cultura em nossa cidade, estamos comprometidos em tornar o acesso às expressões artísticas e culturais uma realidade para todos os nossos cidadãos. Acreditamos que a cultura é um direito fundamental que enriquece nossas vidas e fortalece nossa identidade como comunidade”, disse o prefeito.

Além do prefeito, a conferência contou com a participação do secretário da pasta, José Carlos, do secretário de Assistência Social, Paulo Nunes, da secretária do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Poliana Nascimento, e também servidores e representantes da comunidade artística e cultural. Houve, ainda, apresentações de representantes das filarmônicas e de grupos de capoeira de Maragogi.