Início Prefeitura de Maragogi realiza Festival de Velas 2022

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Prefeitura de Maragogi realiza Festival de Velas 2022

Resultados da competição são válidos para etapas de competições nacionais e servem para os Jogos Olímpicos de 2024.

29/11/2022 14h12 Atualizado há 1 ano atrás

Maragogi recebeu, entre os dias 23 e 27 de novembro, o I Festival de Velas 2022. A competição aconteceu na Praia de Burgalhau, litoral norte da cidade. Cerca de 250 atletas nacionais e internacionais disputaram as regatas nas modalidades Windsurf, Fórmula, IQFoil, Foil, Raceboard, Slalom, WingFoil, Jangadas a Vela, Pesca, Long Distance e ainda Wing e KiteSurf.

Nomes já conhecidos participaram do evento aqui na cidade, como Gabriel Browne, campeão Mundial South e dono de 13 títulos nacionais, Kauli Seadi, tricampeão mundial de Windsurf Wave e do Brasileiro de Wingfoil, entre outros.

Desta vez, os resultados da competição são válidos perante competições nacionais, como também, servem de etapa para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Assim, com um bom desempenho aqui, os competidores já levam para casa bons índices para disputar essas outras competições. O festival também contou com atrações musicais, canoa havaiana e stand up paddle para a população e demais pessoas participantes do evento.

Um dos grandes momentos da competição foi a regata long distance, que partiu do Caminho de Moisés, em Barra Grande, até as Crôas de São Bento, no sábado (26). O trajeto, realizado pelos atletas, participantes do evento, espectadores e embarcações, encantou a todos, em um mar azul-turquesa já caractéristico da região nesta época do ano.

No último dia do festival (27), aconteceu a cerimônia de premiação das várias categorias presentes na competição. Confira abaixo a lista com os vencedores. Todos eles receberam o troféu do evento. São eles:

– Windsurf Formula Foil: Fernando Consorte
– Windsurf Formula Foil Feminino: Margarida Gil Messias de Morais
– Windsurf Raceboard: Fernando Consorte
– Windsurf IQFoil: Mateus Isaac
– Windsurf IQFoil Feminino: Giovanna Prada
– Windsurf Slalom: Jean Franklin
– Windsurf Slalom Feminino: Alessandra Aragão
– Windsurf Fórmula: Steve Alen
– Windsurf Fórmula Experience: Junior Piauí
– Kitesurf Bidirecional: Adauto Marques Quaresma Junior
– Kitesurf Bidirecional Feminino: Alexsandra Souza Ribeiro
– Kitesurf Foil: Dudu Mazzocato
– Wingfoil: Dudu Mazzocato
– Wingfoil feminino: Liana Maia
– Jangada a Vela: Marcio e Atayr

O Jangadeiro local Aldair José da Silva de 71 anos, com a sua experiência venceu a Regata de Jangadas a Vela, novidade do evento e mais um esforço da prefeitura para trazer de volta as jangadas a vela para o município e para o evento. Ele recebeu um troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5mil, dividido para todos os participantes. Além dessa premiação em dinheiro, o Desafio RSL da Raceboard também premiou o vencedor com US$ 2 mil. Desta vez, que levou pra casa a premição foi o espanhol Ivan Pastor.