Início Prefeitura realiza ação em alusão ao Outubro Rosa

17/10/2023 21h30 Atualizado há 5 meses atrás

A partir desta terça-feira (17) até quinta (19), a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria da Mulher de Maragogi, realizará mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa, envolvendo a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce ao câncer de mama. A ação acontece na Praça dos Cabanos, das 8h às 17h, e conta uma ampla gama de serviços, destacando-se os exames de citologia e mamografia realizados pela “Carreta do Amor”.

A programação do evento é abrangente e as mulheres ainda irão contar com atividades de alongamento para promoção do bem-estar físico, orientação sobre alimentação saudável, palestras informativas, ventosaterapia, informações sobre os direitos da pessoa com câncer, vacinação contra COVID-19 e influenza, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão e a oportunidade de atualizar cadastros em programas sociais importantes. Para participar, basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no município.

Para Josileide Souza, que reside em Maragogi há quase dez anos, poder realizar os exames aqui na cidade é muito conveniente e mais cômodo. “Estou imensamente feliz por ter a oportunidade de realizar os exames de citologia e mamografia aqui na nossa própria cidade. Isso torna o cuidado com a minha saúde muito mais acessível. Antes, eu precisava ir até Maceió, hoje, eu não preciso mais”, disse.

Prevenção – outubro é um mês especial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

Para evitar a doença, a adoção de um estilo de vida saudável desempenha um papel fundamental na redução do risco de desenvolver esta doença. Isso inclui manter um peso corporal adequado, se envolver em atividades físicas regulares e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, a amamentação é reconhecida como um fator protetor.

É igualmente crucial que as mulheres estejam atentas à saúde de suas mamas no dia a dia, a fim de detectar quaisquer mudanças suspeitas. Sinais de alerta podem incluir a presença de um nódulo ou caroço na mama, que geralmente é indolor e fixo. Outros sintomas a serem observados são a vermelhidão na pele da mama, que pode assemelhar-se à casca de laranja, alterações no mamilo, como inversão, saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos na região do pescoço ou axilas. Ficar atenta a esses sinais pode contribuir significativamente para uma detecção precoce e tratamento eficaz da doença.