Início Secretaria de Saúde promove IX Conferência Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde promove IX Conferência Municipal de Saúde

Cerca de 150 pessoas debateram o tema 'Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia' e elegeram conselheiros representantes do município para a Conferência Estadual.

17/03/2023 10h00 Atualizado há 1 ano atrás

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Maragogi promoveu a IX Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Hotel Praia Dourada. Cerca de 150 pessoas debateram o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’ e elegeram conselheiros representantes do município para a Conferência Estadual.

Na ocasião, os servidores da rede municipal de saúde e demais representantes da sociedade civil foram divididos em grupos de trabalho. Eles debateram o eixos temáticos propostos para as conferências como: o “Brasil que temos e o Brasil que queremos’; ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia’; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’.

O secretário de Saúde, Francisco Lins, frisou a importância da conferência como um espaço de diálogo e de entendimento das necessidades de saúde da população. “Nós estimulamos a participação de todos vocês nesse encontro, para juntos encontrarmos soluções para o fortalecimento do nosso SUS, com o intuito de sempre trazer bem-estar e qualidade de vida para toda a população. Vocês, de fato, são os verdadeiros atores de todo esse processo”, disse.

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, enfatizou a sua participação na conferência anterior e agradeceu os avanços obtidos desde a última edição. “Estive na última conferência e foram propostas algumas diretrizes para a melhoria da saúde em nosso município. Queria, como prefeito e médico, agradecer a todos que se empenharam para que a gente pudesse avançar nestes últimos anos. É com trabalho sério e comprometido que a cidade cresce e proporciona o melhor para todos”, frisou.

Ainda no evento, houve a conferência magna com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, ministrado por Sônia Silva, além eleição e homologação dos delegados para Conferência Estadual. Além disso, o momento contou com apresentações culturais, com a ilustre participação da Filarmônica Evaristo Lindoso.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Márcia Fidélis, a defensora pública de Maragogi, Carolina Barros, o presidente do Cosems-Alagoas, Rodrigo Buarque, além dos secretários, vereadores e outras autoridades.