Entregas de novos equipamentos públicos marcam o dia do padroeiro da cidade

Início Entregas de novos equipamentos públicos marcam o dia do padroeiro da cidade

Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos

Entregas de novos equipamentos públicos marcam o dia do padroeiro da cidade

A entrega dos dois novos equipamentos públicos visam ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

13/06/2024 18h00 Atualizado há 6 dias atrás

Nesta quinta-feira (13), dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio, a Prefeitura de Maragogi entrega dois novos equipamentos públicos, que visam ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. A comitiva do prefeito, Fernando Sérgio Lira, realizou primeiro a inauguração do laboratório municipal, que vai trazer para a cidade a realização dos exames e diagnósticos para os usuários. Os resultados dos exames sairão mais rápidos e irão direto para as UBSs, facilitando a vida de todos, bem como, vai ampliar os exames na emergência da UPA.

Segundo Salatiel Vieira, diretor do equipamento, o laboratório tem a capacidade de ofertar 1500 exames por mês para as UBSs, além de realizar os exames emergenciais da UPA, e é referência no diagnóstico de doenças endêmicas. A unidade conta com um corpo técnico preparado, com biomédicos, técnicos de laboratório, entre outros.

Após a inauguração, a comitiva seguiu para o Centro de Saúde Eurico Wanderley para a entrega do mamógrafo. De acordo com o secretário de Saúde, João Netto, a aquisição desse equipamento irá beneficiar diretamente todas as mulheres que necessitam desse tipo de exame no município. “Um exame, que antes precisava ser feito em outros locais, será realizado aqui mesmo, e irá servir de prevenção contra o câncer que mais mata mulheres no país. Esse equipamento é uma reivindicação antiga da Saúde, e, também, da primeira-dama, Márcia Fidelis, que não mediu esforços para ir atrás e conseguir tornar esse sonho realidade. Apenas municípios com mais de 100 mil habitantes recebem um equipamento como este do Governo Federal. Ultrapassamos todas as dificuldades e conseguimos. É uma realidade”, disse.

O prefeito enfatizou as conquistas da Saúde e como esses dois importantes equipamentos terão ainda mais positivo na qualidade de vida das pessoas. “É com imensa alegria e profundo sentimento de dever cumprido que inauguramos hoje o novo Laboratório Municipal e apresentamos o moderno mamógrafo à nossa comunidade. Este laboratório simboliza nosso compromisso com a saúde, oferecendo exames precisos e rápidos. A chegada do mamógrafo representa um grande avanço na prevenção e combate ao câncer de mama, possibilitando diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes. Este marco significativo reforça nosso empenho em construir um sistema de saúde mais justo e eficiente. Agradeço a todos os envolvidos e reafirmo nosso compromisso de continuar investindo na saúde e bem-estar de nossa população,” frisou.

Concluídas as entregas, a comitiva se dirigiu para a Matriz de Santo Antônio, para a celebração da Missa Solene, presidida pelo bispo emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva, e concelebrada pelo pároco da cidade, Padre Antonio Junior, além de padres da forania da região.