Início Praça Maria Carmelita Rufino é inaugurada no Assentamento Buenos Aires

Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos

Praça Maria Carmelita Rufino é inaugurada no Assentamento Buenos Aires

A praça recebe o nome de uma das matriarcas do antigo Engenho Buenos Aires.

26/10/2023 13h42 Atualizado há 5 meses atrás

Nesta quarta-feira (25), a prefeitura inaugurou mais um importante equipamento na zona rural do município. O Assentamento Buenos Aires, um dos mais antigos do município, vai contar agora com a Praça Maria Carmelita Rufino. Além dela, a escola municipal do assentamento também recebeu melhorias em sua estrutura, que irão facilitar a vida dos estudantes da localidade. As obras foram realizadas com recursos próprios e executadas pela Secretaria de Infraestrutura. O momento contou com a participação do prefeito Sérgio Lira, da secretária da Mulher e primeira-dama, Márcia Fidelis Lira, dos demais secretários municipais, servidores e os moradores da localidade.

“Uma obra como essa beneficia a todos, desde crianças até adultos e idosos. O Assentamento Buenos Aires vem recebendo diversos investimentos e agora conta com mais este equipamento público para atividades físicas, lazer e diversão. Estamos muito felizes por mais essa entrega”, disse o prefeito, Fernando Sérgio Lira.

A praça recebe o nome de uma das matriarcas do antigo Engenho Buenos Aires. Maria Carmelita Rufino nasceu em 1948 e faleceu em 2013. Descendente de escravos, se criou nesta localidade. Era filha de trabalhadores rurais e trabalhou nas áreas de limpeza e adubação na fazenda, além de ser dona de casa. Casou aos 12 anos e teve 14 filhos, todos criados por ela, pois perdeu cedo o marido.

Foi líder ativa no processo de desapropriação da fazenda e reforma agrária, e conseguiu ser assentada e ter sua terra reconhecida. Hoje, o sobrenome Rufino vive através do seu legado, deixado em seus filhos, netos, bisnetos que ainda residem no assentamento.